segunda-feira, 14 de julho de 2008

Passo-a-passo: Decoupage em Tecido






Quer fazer um desenho bonito em sua camiseta? Então, preste atenção na técnica que a Andréa Bertolini vai ensinar: é a decoupage com folhas de guardanapo de papel. Esta contribuição foi tirada do site "Feito a mão artesanato", cujo o link é: http://www.feitoamao.net/blog/artesanato/decoupage-em-tecido/


Material necessário:
- Cola pano
- Tinta dimensional metálica nas cores azul, rosa, verde, amarela
- Pincel macio
- Guardanapo de papel decorado com o motivo que você quiser
- Camiseta de algodão

Modo de fazer:
Primeiro, separe as duas folhas finas dos guardanapos. Basta achar a pontinha e puxar com cuidado. Depois, corte com a tesoura a figura que vai ser estampada na camiseta. Faça o mesmo com o outro motivo. Você pode usar um papelão embaixo da camiseta para dar um pouco mais de apoio.
Espalhe cola sobre a camiseta no lugar onde vai ser colocado o desenho central. Alise bem para não enrugar por baixo. Coloque a figura sobre a cola. Agora, dê uma batidinha em cima, alisando o guardanapo. Faça isso sempre de dentro para fora. Passe cola também nos locais onde vão ficar as outras figuras. Cole um pirulito e dê algumas batidinhas para ficar bem firme. Depois, faça a mesma coisa do outro lado. Passe cola sobre toda a figura, sempre de dentro para fora para não levantar as pontas. Alise bastante com cuidado para deixar o menos enrugado possível. A camada de cola deve ser caprichada para proteger bem a figura. Deixe secar por 12 h. É hora do acabamento com as tintas metálicas. Retoque toda a figura, usando as cores de sua preferência. Vá fazendo com cuidado para ficar um contorno bem delicado. A tinta seca em 2 h ou 3 h, mas a camiseta só pode ser lavada depois de 3 dias.
Com essa técnica você pode usar e abusar das criações em tecidos e em outros materiais, como a palha.

Um comentário:

adri-hobi disse...

Oi amiga, que blog lindo...adorei seus trabalhos...boa semana, beijos